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Comer de 3 em 3 horas acelera o metabolismo e ajuda a perder peso?


Hora marcada pra comer

Essa teoria surgiu do conceito tradicional de que pra se manter saciado precisamos estar alimentados e assim impulsionar o metabolismo, porém nada disso foi provado cientificamente, muito pelo contrário;

Existem evidências demonstrando que quando pessoas tem o consumo de refeições muito frequentes, não sendo de qualidade tem uma tendência maior a engordarem e ainda causar distúrbios relacionados ao equilíbrio fome/vontade de comer.

Um bom exemplo disso, são estratégias equivocadas que ainda acontecem hoje, para evitar fome as pessoas consomem barras de cereais, biscoito integral, lanches com frutas secas ou muitas frutas ricas carboidratos ou até alimentos industrializados pseudo-emagrecedores.

Para o processo de emagrecimento tanto faz se você se alimenta de 3 em 3 horas ou não, embora comer apenas 3 refeições no dia já é suficiente para otimizar o processo de emagrecimento e é até mais efetivo.

Um bom exemplo de que comer de 3 em 3 horas pode atrapalhar o emagrecimento é quando se faz o consumo de carboidratos e muitas frutas ricas em frutose ou sucos frequentes, você favorece os picos de glicemia e de insulina muito altas que podem impedir o processo de emagrecimento.

Em um estudo demonstrou que o que importava era a concentração de proteínas por refeição e sua qualidade – não é pra pensar tomar suplemento proteicos, hein. –

O que importa é a qualidade das suas refeições.

Comer de 3 em 3 horas é um mito sim, mas ele pode ser usado como estratégias para algumas pessoas que ainda estão num processo de reeducação alimentar, que tem dificuldades de controlar o apetite ou que não consegue ficar muito tempo sem comer, pois, compensam na refeição posterior, porém isso é muito individual de cada paciente e de sua motivação atual.

Então para emagrecer o ideal é fazer apenas 3 refeições no dia?

Depende do que você vai comer, se tiver qualidade ruim ou quantidade carboidratos muito grande pode também ser inútil.

Esse é um assunto muito delicado, pois para uma estratégia ser definida como eficaz ela deve ser fácil de ser praticada e cobrir todos os fatores que o alimento interfere como suas rotinas, preferências, seus hábitos, sua cultura e até seus rituais.

Fato, comer de 3 em 3 horas para o emagrecimento é um grande MITO! Porém, não significa que está completamente errado.

Tudo é uma estratégia.

O nutricionista que irá identificar as características de quem pode se beneficiar de uma estratégia ou de outra.

Portanto, tudo é INDIVIDUALIZADO. Em nutrição não existe regra geral.

IMPORTANTE: crianças, adolescentes, idosos, indivíduos com gastrite ou outras doenças digestivas, indivíduos que desejam hipertrofia são os que mais se beneficiam com o fracionamento das refeições.

As informações aqui contidas têm caráter informativo e não devem ser utilizadas para realizar auto-tratamento.

Em caso de dúvidas, consulte o seu médico ou nutricionista.

Referências:

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/2... https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/2... https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/2... https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/2... https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/2...

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