top of page

O Panetone vai te Engordar e acabar com sua dieta?

Atualizado: 17 de dez. de 2019


Ah o tradicional Panetone, é uma delícia.

Umas das minhas iguarias preferidas. É MUITO BOM.

Existem várias lendas tentando explicar sua origem, para mim ele é feito pelo senhor Bauducco e com ajuda de um senhor italiano chamado Tone (sic).

Ele era tão simples né? Um pão doce, molhadinho com frutinhas e uma fragrância leve de baunilha, sua fabricação é uma arte.

Para mim o Panetone além de uma iguaria tem um significado muito especial é como um rito de passagem, quando ele esta na minha mesa com certeza estou num momento feliz da minha vida rodeada de pessoas que amo e que são importantes para minha vida.

E também traz memorias e me remete ao tempo de criança recordo da ceia de Natal em família com meus pais, tios, primos e amigos. Claro os presentes e de quando não tinha responsabilidade com nada.

Nos somos seres sociais e o hábito de comer em companhia está impregnado em nossa história e o NATAL é um desses momentos preciosos para cultivar e fortalecer laços entre

pessoas que se gostamos.

Atualmente, o panetone já e comercializado em Setembro mesmo as lojas já começam a vende-los e ainda com inúmeras variedades de recheios de panetone (Chocotone, Sorvetone, etc.).

Isso remete muito da sociedade obesogênica que nos cerca, ninguém quer esperar o Natal quer vive-lo todos os dias, quer ter o prazer antes do merecimento.

Que tal esperar chegar o Natal para comer o Panetone, poxa quando for a noite da ceia as pessoas já estão empanturradas da iguaria, ela se tornou mais um produto banalizado pela indústria alimentícia.

Para essas pessoas não haverá a expectativa, não terá aquele prazer da lembrança das festas com a família que o alimento nos traz (QUANDO CONSUMIDO NA HORA CERTA).

Então como Nutricionista respondo uma das perguntas mais feitas nessa época do Ano:

Panetone engorda?

Não, ele é só um alimento, nada isoladamente pode ser o culpado ou salvador da dieta.

O que engorda é uma postura diante dos alimentos, usa-los como subterfúgios para algum vazio ou compensação emocional – o fato de comer Panetones diariamente em Outubro em detrimento de alimentos nutritivos que fará você perder a sua saúde nutricional e quem sabe emocional.

Eu sei é a ansiedade, essa famigerada que nos atrapalha, que tal se ajudar? Tentar tomar consciência o ano todo, ter escolhas adequadas e equalizar com suas rotinas atribuladas em 2018.

Em suma pra você que esteve o ano inteiro focado(a), agora é hora de comemorar , coma sem culpa e curta sua família. Nada de ficar compensando depois, é só ficar na linha até o Reveillon.

E você que ainda esta dando prioridade na dieta e não quer ter nenhum desvios, sugiro que mande uma mensagem para seu nutricionista, pois não tem dica geral , pois as vezes até um Panetone sem glutem, sem lactose, low carb não faz parte da estratégia nutricional e pode atrapalhar os seus resultados.

Qual Panetone você acha que eu devo comer esse ano? São tantas marcas e opções ...Então me ajude qual será o premiado da noite de Natal e lógico do café da manhã de Natal com café ?(sic)

Então Feliz Natal!! Boa ceia.

Nutricionista Fernando Rocker

CRN3 46861



3.776 visualizações1 comentário
bottom of page