top of page

Nutricionista ou Médico Nutrólogo? Fique com os dois.


As carreiras de Nutricionista e Nutrólogo são de extrema importância para garantir a qualidade de vida de pessoas de todas as faixas etárias.

Ambas estão relacionadas à promoção de uma alimentação saudável, por meio de equilíbrio nutricional e bons hábitos alimentares.

"Um profissional complementa o outro e quem ganha com isso é o paciente".

O Nutrólogo é o profissional graduado em Medicina com especialização em Nutrologia.

Ele estuda, pesquisa os benefícios e malefícios causados pela ingestão dos nutrientes, avaliando assim a sua necessidade orgânica, visando a manutenção da saúde e redução de risco de doenças. Ele pode diagnosticar e tratar doenças nutricionais e nutrometabólicas, identifica possíveis 'erros' alimentares ou inadequações nos hábitos de vida, e trata os pacientes que necessitam de Nutrição Enteral ou Parenteral.

Ele está autorizado a medicar e solicitar exames quando necessário.

O Nutricionista é o profissional graduado em Nutrição, pode solicitar exames bioquímicos quando for necessário, mas não está apto a dar o diagnóstico CLÍNICO, somente o diagnóstico NUTRICIONAL.

Prescrever dietas e planos alimentares é uma atividade privativa do nutricionista (que responde ética, civil e criminalmente por essa ação).

Porém esse profissional não tem capacitação para prescrever medicações.

"Fui ao médico, e ele me passou uma dieta! - ou - Um nutricionista me prescreveu uma medicação". Cuidado!

Seu médico entende muito de dieta de tanto ter contato com esse tipo de tratamento, ao passo que alguns nutricionistas entendem de determinada medicação para emagrecer ou até recursos hormonais para ganho de massa muscular.

Entretanto, não quer dizer que eles podem fazer isso. Desconfie de profissionais que ocupem o espaço dos outros, procure aqueles que indicam bons colegas de profissão.

Isso não quer dizer que todo mundo que passa no médico nutrólogo tem que ir ao nutricionista e vice-versa. Mas fique atento as atribuições de cada um, e como cada profissional lida com a presença do outro!

Medicina nutricional se faz com investigação minuciosa, compreensão das interrelações entre vias bioquímicas. Assim como nutrição clínica se faz com abordagem holística. Um profissional complementa o outro e quem ganha com isso é o paciente.

Algumas diferenças mais técnicas:

O nutricionista tem como arsenal terapêutico:

  1. Orientações nutricionais com educação em saúde (um dos papéis mais nobres quando se fala em prevenção);

  2. Plano dietético;

  3. Prescrição de suplementos orais desde que respeitem as doses estabelecidas pela Agência nacional de vigilância sanitária (ANVISA). Os Níveis Máximos de Segurança de Vitaminas e ou Minerais estão dispostos no anexo da Portaria SVS MS 40/1999.

  4. Prescrição de plantas medicinais, drogas vegetais e fitoterápicos: a prescrição de fitoterápicos e preparações magistrais, a partir de 2016, será uma atribuição exclusiva do nutricionista portador de título de especialista em Fitoterapia pela ASBRAN. Quem iniciou pós-graduação na área até Maio de 2015 poderá prescrever sem título, os demais apenas com prova de título de especialista.

O médico nutrólogo tem além do arsenal citado acima:

  1. Prescrição de suplementos em doses mais altas ou exclusivos para prescrição médica;

  2. Prescrição de vitaminas, minerais e ácidos graxos em doses medicamentosas, que muitas vezes excedem as doses estabelecidas pela ANVISA. Exemplo: Citoneurim fornecendo 1mg de vitamina B12. Ácido fólico de 5mg prescrito na gestação. Ácido alfa-lipóico de 600mg prescrito para neuropatia diabética.

  3. Prescrição de: antibióticos, antiinflamatórios, analgésicos, antitérmicos, corticóides, hipoglicemiantes, anti-hipertensivos, antiarritmicos, antiulcerosos, psicotrópicos, medicações endovenosas, intramusculares, nasais ou tópicas.

  4. Prescrição de fitoterápicos que necessitem de receita médica conforme a Instrução Normativa nº 5, de 12 de dezembro de 2008 da ANVISA :

As informações aqui contidas têm caráter informativo e não devem ser utilizadas para realizar auto-tratamento. Em caso de dúvidas, consulte o seu médico ou nutricionista.

 

Agende sua consulta com o Médico Marco Bianco

102 visualizações0 comentário

Comentarios

Obtuvo 0 de 5 estrellas.
Aún no hay calificaciones

Agrega una calificación
bottom of page