top of page

Como higienizar frutas, legumes e verduras


Sei que agora você esta ingerindo alimentos saudáveis, sua vida esta mudando para melhor.

Deixou de consumir bolachas recheadas de pacote, refrigerantes e alimentos embutidos.

Com isso, deixou de ter a facilidade de somente desembrulhar e consumir de maneira desenfreada esse alimentos desfavorecidos de nutrientes.

Os pacotes dos alimentos ultraprocessados que lhe causavam tanto mal realmente são fáceis para o consumo e também para armazenar em casa, pois somente precisa ser colocado no armário né? (pois são cheios de aditivos que mantém a validade e nos fazem muito mal para saúde)

Bem, com as frutas,legumes e verduras antes de guarda-las na geladeira é preciso higienizar os alimentos e seguir algumas dicas a fim de evitar riscos de contaminação.

Os riscos de contaminação são vários, desde a sujeira (poeiras, partículas estranhas), que podem causar desconfortos gastrointestinais e diarreia, como a contaminação biológica (detritos orgânicos) e química (agrotóxicos), trazendo consequências como alergias, infecções intestinais e outras doenças mais graves a longo prazo.

Mesmo que os vegetais sejam adquiridos na feira ou embalados no supermercado.

A contaminação pode ocorrer em qualquer das fases do ciclo produtivo: no local de plantio, na colheita, no transporte para o local da venda, no ponto de venda e até mesmo enquanto transporta para sua casa.

Por essa razão, todos os vegetais que são consumidos crus, como frutas, verduras, legumes e raízes, devem ser higienizados antes do consumo.

Que tal investir um tempinho para seguir essas dicas de higiene?

vamos lá.

Como higienizar frutas e hortaliças:

  • Lavar em água corrente potável, um a um ou folha por folha para retirar as sujidades. Se preferir use uma escovinha, destinada exclusivamente para este fim.

  • Manter de 15 a 30 minutos em solúvel feita com água potável e uma das duas opções:

  • 2 colheres de sopa hipoclorito de sódio a 1%, em 1 litro de água ou

  • 1 colher de sopa de água sanitária para uso geral, com 2 a 2,5 PPM de cloro (Candida, por exemplo), em 1 litro de água.

  • Enxaguar em água filtrada ou potável, um a um ou folha por folha.

  • Enxugar em papel toalha ou com ajuda de uma centrífuga para alimentos antes de guardá-los. Se guardados úmidos eles durarão menos tempo.

  • Não utilize sabão ou detergente na higienização de alimentos. Esses produtos são produzidos para utensílios e não alimentos, podendo deixar resíduos tóxicos no alimento.

Tá e agora como armazenar os alimentos ?

Precisa de mais orientações nutricionais? Que tal agenda sua consulta?

942 visualizações0 comentário

コメント

5つ星のうち0と評価されています。
まだ評価がありません

評価を追加
bottom of page