top of page

Como armazenar os alimentos


Sabia que cada prateleira da geladeira tem uma destinação específica e uma diferença de temperatura?

Dependendo de como armazenar seus alimentos pode auxiliar na conservação prolongada deles, veja:

Na gaveta/prateleira superior (zona gelada):

Mantenha alimentos preparado e prontos para consumo, frios, carnes cozidas, queijos suaves e sobras de preparações;

Na prateleira do meio, (zona fria):

coloque frutas maduras já higienizadas e/ou descascadas leites e derivados, queijos duros, ovos, pastas salgadas e produtos semipreparados;

Nas prateleiras inferiores:

Mantenha os alimentos crus - devidamente higienizados

Na gaveta interior:

Mantenha legumes e verduras apropriados para armazenagem em baixas temperaturas e coloque as em uma vasilha de vidro ou saco plástico.

Também vale ressaltar que alimentos orgânicos e da estação são mais saborosos, nutritivos, saudáveis para o corpo e meio ambiente e duram mais tempo – se possível, prefira essas opções.

Na porta de geladeira:

Conservas, bebidas em geral, condimentos, compotas e geleias. Apesar de algumas geladeiras possuírem espaço para ovos na porta, devido à variação da temperatura e possibilidade de queda, é recomendável que estes sejam armazenados no interior da geladeira em recipiente limpo, lavável e com tampa.

Evite também colocar na porta produtos muito pesados para não prejudicar a estrutura do eletrodoméstico.

Frutas, legumes e verduras podemos colocar na gaveta de baixo: Frutas: goiaba, jabuticaba, laranja, maçãs, manga, maracujá, melão, melancia, uva, entre outras. Legumes e verduras: abóbora, abobrinha, alface, almeirão, beterraba, cenoura, chuchu, couve, jiló, repolho, tomate, entre outros.

Para mais informações: acesse a cartilha “Na cozinha com as FRUTAS, LEGUMES E VERDURAS” que

possui instruções úteis sobre a compra e armazenamento desses alimentos

Os erros mais comuns no momento do armazenamento são:

Não analisar os rótulos dos produtos antes de armazená-los. Os rótulos possuem informações importantes sobre a conservação do produto, como a forma de armazenamento e a data de validade.

É fundamental seguir as recomendações do fabricante. Manter alimentos que deveriam ser refrigerados em temperatura ambiente. Alguns microrganismos podem multiplicar-se muito rapidamente se o alimento é conservado à temperatura ambiente.

Desse modo, é importante evitar que o alimento permaneça na zona de perigo: entre 5ºC e 60ºC Manter a geladeira, o congelador e o freezer em temperaturas inadequadas. A temperatura da geladeira deve ser inferior a 5ºC, e a do freezer não pode estar acima de 15ºC negativos.

Superlotar a geladeira, dificultando a circulação do ar. O ar frio deve circular bem entre os alimentos. Para isso, procure deixar um espaço entre eles e os mantenha afastados da parede da geladeira.

Abrir a geladeira várias vezes para verificar o que comer. Tente planejar o que irá comer e abra a geladeira somente quando necessário. Uma vez aberta, tente retirar todos os alimentos que serão utilizados de uma vez e mantenha a porta aberta pelo menor tempo possível, para evitar oscilações de temperatura.

Manter o alimento preparado por muito tempo na geladeira. O alimento preparado deve ser consumido em, no máximo, cinco dias.

Se for possível o ideal mesmo seria Lembrar-se que, após o preparo/manipulação, é fundamental sua identificação com nome, data do preparo e validade para o consumo.

Não verificar se as portas da geladeira ou do freezer estão fechando adequadamente. As portas devem estar bem vedadas para manter a temperatura correta. Uma sugestão é fechá-las com um pedaço de papel. Se conseguir puxá-lo, é importante trocar a vedação.

Alimento exigem cuidados mais especiais:

Os alimentos perecíveis, de modo geral, exigem mais cuidados relacionados à manipulação/conservação. Desse modo, compre os alimentos em estabelecimentos limpos, organizados e confiáveis e guarde-os na seguinte ordem:

1º – alimentos perecíveis refrigerados – vão para geladeira;

2º) alimentos perecíveis congelados – vão para congelador;

3º) alimentos perecíveis que podem permanecer em temperatura ambiente;

4º) alimentos não perecíveis. Lembre-se que a geladeira deve ser mantida limpa, organizada, sem resíduos de alimentos, com recipientes limpos, laváveis, transparentes (facilitam visualização do conteúdo) e com tampas hermeticamente fechadas (melhoram a conservação e evitam odores).

Bebidas lácteas e sucos de frutas naturais podem ser mantidas protegidas na zona fria da geladeira (prateleira do meio).

Guardar produtos enlatados na própria lata.

Depois de aberto, passe o conteúdo da lata para outro recipiente lavável e identifique-o com nome e data de validade. As latam podem sofrer contaminação nos mercados e oxidar.

Manter produtos com validades diferentes misturados na geladeira: Respeite a lei do “Primeiro que vence, primeiro que sai” – Guarde na frente os alimentos com prazo de validade menor para que sejam consumidos primeiro.

Lavar os ovos antes de armazenar. A lavagem retira a camada natural dos ovos, que ajuda prevenir que micro-organismos penetrem a casca.

Agende sua consulta

Fonte:

Adaptado: Conselho Federal de Nutrição (CFN) Luiza Torquato

117 visualizações0 comentário

Комментарии

Оценка: 0 из 5 звезд.
Еще нет оценок

Добавить рейтинг
bottom of page