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Ovo, polivalente que pode ser seu aliado


O ovo é um dos alimentos mais completos e de alta qualidade da dieta humana e ainda tem um preço acessível, onde torna-se um alimento mundialmente consumido.

É fácil de preparar, prático pode -ser usado puro frito, cozido ou misturado coma e fazer as crepiocas, mini pães, omelete verde, enfim uma infinidade de opções.

Alimento rico em proteínas de alto valor biológico, vitaminas do complexo B, A, E, K, minerais como ferro, fósforo, selênio e zinco, carotenóides como a luteína e zeaxantina, e também fonte importante de colina, um importante componente do cérebro.

Apesar dessa rica variedade de nutrientes, o ovo por muitas vezes é indevidamente relacionado como causa de complicações cardiovasculares, devido à quantidade de colesterol presentes em sua gema (225mg/unidade).

O colesterol é um componente dos produtos de origem animal, fazendo parte da estrutura das nossas células é importante para produção de hormônios esteróides, do ácido biliar e vitamina D.

Sabia que a maior parte do colesterol é produzida pelo fígado?

o excesso de colesterol não está relacionado com a ingestão de ovos e sim com a obesidade e o baixo consumo de fibras. Enquanto o ovo sofria do preconceito, sendo considerado vilão da dieta e era pouco consumido, em 2002 as doenças cardíacas no Brasil, estavam altíssimas eram a primeira causa de morte com 27,4%, dentre as doenças cardiovasculares, o acidente vascular cerebral e o infarto agudo do miocárdio são as mais prevalentes. Na faixa etária de 30 a 69 anos, essas doenças foram responsáveis por 65% do total de óbitos, atingindo a população adulta. Em contrapartida num estudo realizado por Katz (Ano 2005), investigou os efeitos do ovo quanto ao risco cardiovascular, Os resultados obtidos foram que durante as seis semanas de ingestão do ovo, os voluntários não tiveram nenhum efeito sobre o colesterol total. Não ocorreram diferenças no índice de massa corporal, triglicerídeos e níveis de HDL-colesterol entre o período de consumo do ovo Segundo Moura , a gema do ovo não é a responsável pelo aumento de colesterol no sangue, pois o colesterol especificamente do ovo pode ser metabolizado de forma benigna pelo corpo humano.

Em suma, reforçando : O ovo é considerado um alimento nutricionalmente completo e ideal para o consumo.

IMPORTANTE: (Esse POST não substitui orientações do seu profissional de saúde) .

Que tal agendar sua consulta nutricional ?

Fonte:

D, Novello, & Franceschini, Priscilla & Aparecida Quintiliano, Daiana & Roberto Ost, Paulo. (2006). Egg: Concepts, analyses and controversies in the human health. Archivos latinoamericanos de nutrición. 56. 315-20.

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