top of page

Não é um simples limão

Atualizado: 11 de jan. de 2022


No Brasil, o "Taiti" é uma das espécies cítricas de maior importância comercial, em 1998 sua área plantada ultrapassava 40 mil hectares. O estado de São Paulo é o maior produtor, contribuindo com quase 70% do total.

De origem tropical, o limão-taiti (Citrus latifolia), não é, na realidade, um limão verdadeiro mas uma lima ácida.

A floração ocorre durante quase todo ano, mas principalmente nos meses de Setembro e Outubro, ou seja estamos em plena safra esta abundante, fresca e barata!

Mas vamos ao que interessa, o limão pode ser considerado por muitos uma fruta comum, além das já bem conhecidas utilidades como para fazer refrescos, "amaciante" de carnes ou temperar saladas, essa fruta costuma ser abordada pela literatura de maneira bem simplificada.

No entanto, vamos apreciar os componentes do Limão de maneira mais profunda e mais informativa, vamos começar pela informação nutricional :

Em cada 100g de Limão contém 100 calorias, 8,5 g de Carboidratos, 1g de Proteína, 0,7g de Lipídios, 5-7g de Ácido cítrico, 5 mg de Vitamina A, Vitaminas B1,B2,B3, 40-120 mg de Vitamina C (ácido ascórbico),127 mg de Potássio, 100mg de Cálcio, 21 mg de fósforo, 9 mg de Sódio, 0,7 mg de Ferro e 89,4% de água.

Ácido Cítrico

O limão é disparado a mais cítrica de todas as frutas da sua família. No suco de limão o Ácido Cítrico sua concentração varia de 5 a 7%, as laranjas, tangerinas e toranjas atingem em torno de 0,06 a 1% de Ácido Cítrico na composição de sucos puros e frescos.

Potente agente mineralizante, é importante o Ácido Cítrico pois quando consumimos alimentos ricos em minerais como raízes, sementes, folhas e frutas ele "potencializa" a absorção desses nutrientes, pois tem poder complexante (facilita a fixação), de cálcio, ferro, potássio e magnésio.

Vitamina C

O corpo não sintetiza (produz) a própria Vitamina C que é essencial para fabricação de tecidos fibrosos, dos dentes, dos ossos, das cartilagens, da pele e até dos cabelos. por isso é ideal sua ingestão por meio da alimentação.

O limão, juntamente com as demais frutas cítricas, não é relativamente, dos mais ricos em vitamina C ( cerca de 45 mg em 100 ml de suco fresco), quando comparamos com o Kiwi, Acerola e o Caju. Mas o interessante é que quando pensamos na entre casca e na casca o teor dessa vitamina praticamente triplica a cerca de 150 mg por 100g.

Antioxidante poderoso, ou seja, um protetor dos danos do envelhecimento de todas as células e tecidos, beneficiando o rejuvenescimento e o desempenho corporal, inclusive as glândulas endócrinas.

Compare o teor de Vitamina C em 100g do Limão com 100g de outras frutas:

Suco de Limão: 45mg

Casca de Limão: aproximadamente 150mg

Laranja: 54 mg

Tangerina e Toranja (Grapefruit): 45 mg

Abacaxi, goiaba e morango: 60-70mg

Acerola: 1.880mg

Caju: 259 mg

Kiwi: 107 mg

Os Bioflavonóides: (Vitamina P)

Mais conhecidas como citrina, rutina e hesperidina também não produzidas pelo organismo e mais uma vez reforço a necessidade de seu consumo via alimentação, essa substância é encontrada na casca e entre casca, então não é suficiente consumir apenas o sumo do limão.

Os principais beneficios da Vitamina P são:

Atua em sinergia com a vitamina C tanto em protegendo para não oxidar a vitamina C quando em auxiliar fortalecendo os tecidos.

Aumenta a resistência contra infecções e viroses, assim contribuindo para o rápido alívio de gripes e resfriados.

 

O fato é que em sinergia o Ácido cítrico + Vitamina C + Vitamina P conferem ao limão especial importância no metabolismo dos aminoácidos e no aumento da fixação de cálcio e ferro pelos intestinos. Esse é o motivo pelo qual o limão inteiro ( Suco, polpa e casca) é fundamental no tratamento e prevenção de problemas ósseos e de anemia.

 

E vou parar por aqui, pois o limão contém muitas propriedades, não menos importantes, como

D-Limoneno e monoterpenos, pectina, flavonas PMF, entre outros;


Porém, é sempre bom ressaltar, o limão é uma alimento nutritivo mas sozinho não lhe trará os benefícios dos nutrientes nele contido se não houver uma dieta equilibrada para sua rotina e compromissos do dia, por isso busque orientação de um nutricionista de sua confiança, assim você encontrará prazer com uma dieta equilibrada.

Que tal marcar sua consulta? Clique aqui

Nutricionista Fernando Rocker

CRN3 46861

Consultório

Avenida Paulista, 326 sala 32

Fone: 11 949 382 666

consulta@nutricionistafernando.com.br

Este artigo não substitui orientações médicas ou nutricionais. As informações aqui fornecidas têm por objetivo ajudar o leitor a tomar decisões embasadas sobre sua saúde. Entretanto, antes de começar a seguir as recomendações alimentares apresentadas neste artigo ou qualquer outra dieta, você deve consultar seu médico ou Nutricionista.

Referências:

A cultura do Limão-taiti / Empresa Brasileira de Pesquisa e Agropecuária, Centro Nacional de Pesquisa de Mandioca e Fruticultura Tropical - 2ª Edição, rev e aum. - Brasilia : Embrapa - SPI , 1998.

O Poder De Cura Do Limão, Trucom, Conceição, Editora Alaúde


672 visualizações0 comentário
bottom of page